O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos convocou o Gabinete de Crise dos sectores da Suinicultura e Leite para anunciar aos sectores as medidas de apoio que pretende implementar a nível nacional.
Como tinha sido já ventilado na Comunicação Social, o Ministro anunciou que os suinicultores e produtores de leite terão uma isenção de 50% na TSU e que iria ser aberta uma linha de crédito bonificado de 20 milhões de euros para apoiar os dois sectores.
Capoulas Santos lamentou ainda a falta de soluções mais eficazes vindas de Bruxelas, assumindo o compromisso de continuar a procurar alternativas dentro das suas possibilidades de actuação.
Foi ainda comunicado que o Decreto-Lei que reforça o Regulamento de Execução da União Europeia 1337/2013 está em fase final de consulta pública obrigatória, estando para breve a sua publicação em Diário da República, ficando ainda o compromisso de intervir junto dos operadores da distribuição, fiscalizando no sentido da regulamentação ser cumprida.
A FPAS representada pelo seu vice-presidente David Neves congratulou o Ministro com a aplicação das medidas de apoio ao sector, mas referiu que as agora apresentadas não servem o sector porque têm pouca aplicabilidade (nomeadamente a linha de crédito, uma vez que na situação em que os suinicultores se encontram, o acesso à mesma será muito difícil).
A Federação se Suinicultorers congratulou ainda o andamento do processo de regulamentar e regular a rotulagem por parte das grandes superfícies, mas manifestou a sua incompreensão face à resistência de uma cadeia em particular e que não fosse essa resistência, nem seria necessária legislação complementar aos regulamentos comunitários.
O Ministro apelou à fileira para solidarizar com os produtores neste momento de crise. Mais uma vez a FPAS retorquiu que do lado da distribuição há operadores que não manifestam essa solidariedade e que se sentam à mesa de um Gabinete de uma Crise cuja existência nem reconhecem.
Quinta-Feira, 24 de Março de 2016, Comunicação FPAS. http://www.suinicultura.com