A Federação Nacional dos Sindicatos em Funções Públicas e Sociais convocou uma greve nacional dos trabalhadores com funções de inspeção sanitária e veterinária, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, entre os dias 19 e 30 de dezembro.
Os inspetores sanitários reivindicam a revisão da carreira sanitária com regras fixadas para o período de transição para a nova carreira de inspetores fitossanitários e que contemple suplementos remuneratórios que compense a disponibilidade permanente exigida.
Exigem ainda que a DGAV encontre uma solução para a falta de viaturas de serviço, assim como a negociação de um regulamento de horário de trabalho que responda às reais necessidades da DGAV e respeite o direito ao descanso dos trabalhadores.
Dada a extensão deste período de greve, a FPAS lança o alerta à autoridade sanitária para que sejam acauteladas as condição de bem-estar dos animais, quer na abegoaria dos matadouros, quer nos locais de criação, esperando uma rápida resolução do diferendo, de modo a não provocar perturbações de maior no abastecimento de carne aos consumidores portugueses na época festiva.
16 de Dezembro de 2022, Newsletter Suinicultura nº 578. http://wwww.suinicultura.com