Segundo informa a Federação de Suinicultores, na sua newsletter nº 370, os projectos de investimento em suinicultura candidatados à operação 3.2.1 do PDR2020 no período de Junho de 2015 não serão subsidiados, mesmo que sejam aprovados, fazendo com que o sector esteja neste momento completamente exluído do PDR2020.
Esta exclusão resulta de critérios de selecção que não são aplicáveis ao sector, mas que são considerados para o valor global da operação dos projectos de investimento em suinicultura, nomeadamente se a exploração detém seguro de colheitas, se a candidatura apresenta investimentos de melhoria de fertilidade ou estrutura do solo, se a candidatura apresenta investimentos relacionados com armazenamento de matérias-primas para alimentação animal e se a candidatura apresenta investimentos que visem o recurso a tecnologias de precisão.
Considerando os itens aplicáveis à suinicultura, constata-se que as candidaturas apenas podem obter uma classificação máxima de 12 pontos, revelando-se insuficiente para aprovação, tendo em conta o rácio entre o número de projectos e a dotação orçamental disponível.
De acordo com a informação transmitida pela gestora do PDR2020, Gabriela Freitas, esta situação decorre dos critérios estabelecidos para esta operação aquando da entrada em vigor do Programa de Desenvolvimento Rural. Até à data havia orçamento disponível para subsidiar projectos com classificação positiva (+ de 10 pontos), mas que de momento apenas projectos com uma nota superior a 16 valores poderiam ser subsidiados.
Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2016, Newsletter Suinicultura nº 370, http://www.suinicultura.com