X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Portugal: Valsabor vai comprar o Grupo Montalva

A Valsabor vai comprar a dona da Izidoro a fundo de capital de risco.

7 Junho 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Segundo noticiam o Jornal de Negócios e o ECO, a centenária Montalva, que tem sede no Montijo, factura 200 milhões de euros e emprega mil pessoas, passa para as mãos do ribatejano Valgrupo.

O Valgrupo, que tem sede em Alcanede (Santarém) e é constituído por um total de 32 empresas dedicadas a 12 unidades de negócio na área da produção animal, vai comprar à private equity ECS Capital a centenária Montalva, que factura perto de 200 milhões de euros e é dona da conhecida marca Izidoro.

A operação de concentração, já comunicada à Autoridade da Concorrência, prevê a aquisição do controlo exclusivo da Monte D’Alva SPGS por parte de uma sociedade detida pela Valsabor, envolvendo também a equipa de gestão da Montalva. Especializada no abate de suínos e transformação de carne, esta empresa pertence ao Valgrupo, que soma 1500 trabalhadores diretos, além de suportar 400 indiretos.

“Está a ser equacionada a realização de uma operação de aquisição envolvendo um parceiro estratégico, a Valsabor, e a equipa de gestão da Montalva. Uma eventual operação terá sempre o intuito de potenciar o desenvolvimento da empresa e de continuar a criar valor para todos: consumidores, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros”, disse ao ECO fonte oficial da Montalva.

Fundado em 1989, o Valgrupo detido pelo casal Fernando Vicente e Anabela Tereso, que tem os dois filhos na gestão, é um dos maiores operadores do sector em Portugal. Facturou mais de 700 milhões de euros no ano passado, produzindo cerca de 1,8 milhões de suínos, 750 mil perus e ainda 4.000 bovinos.

Além do abate, transformação e comercialização de produtos alimentares, conta com um centro de inseminação artificial, distribuição de medicamentos veterinários ou produção de rações. Actua ainda em sectores como a construção de infraestruturas (antiga Ricel, em Porto de Mós), a produção de vinho – comprou a Quinta da Atela (Alpiarça) em 2017 – ou a realização de eventos.

Confirmando-se a aprovação desta operação por parte da AdC, prepara-se assim para juntar a este conglomerado empresarial a Montalva, que tem sede no Montijo e emprega cerca de mil pessoas. A dona da marca Izidoro, que exporta para mais de 30 países, conta com um total aproximado de 30 explorações de produção animal e oito unidades industriais em Portugal.

6 de Junho de 2024/ Jornal ECO/ https://eco.sapo.pt/ https://www.jornaldenegocios.pt/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista