A Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos (FEFAC) acaba de publicar um documento sobre biossegurança nas rações com o objectivo de prevenir a propagação da PSA. Com este documento, a FEFAC pretende assegurar a máxima difusão das melhores práticas neste âmbito, tendo em conta que o ponto de partida para um plano de biossegurança efectivo é o compromisso dos operadores e a adaptação ao contexto local.
O objectivo do guia é:
- Dar recomendações para a redacção de um plano de biossegurança, composto por requisitos prévios e medidas adicionais no caso de que um risco específico de transferência de doença ou zoonose seja relevante;
- Ter atenção aos parâmetros específicos dos agentes patogénicos que serão considerados nos planos de HACCP relacionados com a higiene dos alimentos para a gestão da sua segurança;
- Dar recomendações para o maneio do risco de transmissão de agentes patogénicos através de outros vectores que não sejam alimentos (veículos, fómites, humanos).
Resumo dos princípios chave para redigir um plano de biossegurança na indústria dos alimentos compostos:
- Princípio 1: cada fabricante de rações deve redigir um plano de biossegurança, implementá-lo e mantê-lo actualizado.
- Princípio 2: os requisitos legais estabelecidos na regulamentação de higiene dos alimentos serão implementados de forma estrita para evitar que os alimentos seja portadores de agentes patogénicos.
- Princípio 3: deverão ser tomadas medidas para evitar a introdução de agentes patogénicos na fábrica de rações que não sejam através dos ingredientes alimentícios.
- Princípio 4: qualquer transporte e entrega de ração na exploração deve seguir regras claras dirigidas ao controlo da introdução de agentes patogénicos na exploração e da disseminação destes entre explorações.
Recommendations for the Development of a Biosecurity Plan in the EU Compound Feed Industry
Quarta-Feira, 28 de Agosto de 2019/ FEFAC/ União Europeia.
https://www.fefac.eu