Prevê-se que o Japão tenha um maior efectivo de porcos em 2024, com 8,97 milhões de cabeças. Ainda que os custos de produção continuem a ser elevados, a fortaleza do preço da carcaça e a estabilidade da procura interna deverão suster os níveis de produção. O abate em 2024 aumentará, atingindo os 1,3 milhões de Tm de carcaça, mas a produção suína acompanhará o ritmo, pelo que o efectivo final em 2024 aumentará de um ano para o outro.
Espera-se que a carne de porco continue a ser a principal fonte de proteína para os japoneses em 2024. Os consumidores escolhem a carne e os produtos de porco como fonte alternativa de proteína animal menos cara. Espera-se que a procura de carne de porco se mantenha forte à medida que esta tendência continue no segundo semestre de 2023 até 2024. Prevê-se que o consumo interno em 2024 seja de 2,79 milhões de toneladas.
Os preços competitivos da carne de porco congelada sustentam a elevada procura da indústria transformadora, bem como do sector hoteleiro, restauração e institucional. Prevê-se que as importações de carne de porco do Japão se mantenham estáveis em 2024 em 1,51 milhões de toneladas. Prevê-se um crescimento em 2024 das importações de produtos preparados de carne de porco à medida que entrem em vigor os cortes das taxas aduaneiras, especialmente para a carne de porco picada, que se destina principalmente ao fabrico de salsichas.
18 de Agosto de 2023/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov