O Rabobank publicou o relatório "North American Agribusiness Review April 2023" pelo analista de dados, Al Griffin.
Previsão do mercado suinícola dos E.U.A.
O preço do porco nos E.U.A baixou 20% interanual devido à descida da procura por parte dos embaladores devido a uma produção suficiente e a um menor consumo de carne de porco. O Rabobank prevê que os níveis de abate no segundo trimestre sejam inferiores aos do ano passado e que os preços se mantenham estáveis. Actualmente, os produtores operam com perdas mas o Rabobank prevê que se obtenham lucros no segundo e terceiro trimestres antes de voltarem às perdas no final de 2023.
O preço da carne de porco tem tendência de descida, juntamente com um consumo mais débil. O inventário nos armazéns frigoríficos aumentou 9% relativamente ao ano passado, com um aumento de 42% na entremeadas. O Rabobank espera que a descida do preço do porco favoreça a estabilização do consumo no próximo verão.
Em Fevereiro, o volume das exportações de carne de porco e miudeza aumentou 11% em relação ao ano passado, para 219.729 toneladas métricas e o valor aumentou 10%. As importações de carne de porco foram 18% inferiores em volume. O Rabobank espera um aumento de 3% nas exportações em 2023, dado que os EUA têm preços do porco competitivamente baixos no mercado global.
Previsão do mercado suinícola do México
O preço do porco no México está 15% abaixo dos níveis de há um ano, devido à débil procura por parte dos matadouros e ao pouco consumo de carne de porco. O Rabobank afirma que as importações constantes de carne de porco a baixo preço também estão a pressionar o mercado.
Apesar da moderação no preço da ração, a maioria dos produtores operam com perdas. O Rabobank espera que o crescimento da produção se desacelere dado o actual desequilíbrio da oferta, ainda que o aumento do preço do frango pode ajudar a estabilizar os preços.
Abril 2023/ Rabobank
https://research.rabobank.com