Segundo os dados publicados pela ABPA, espera-se que a produção de carne de porco do Brasil alcance, este ano, os 3643 milhões de toneladas, mais 4,9% que no mesmo período do ano passado, que foi de 3471 milhões de toneladas.
No que se refere ao consumo per cápita prevê-se que este ano atinja, pela primeira vez na história, os 15 quilos, um valor 2,7% superior ao registado em 2014.
Para o próximo ano, espera-se um crescimento do sector da ordem dos 2% a 3%.
As exportações atingirão as 550 mil toneladas, um aumento de 8,9% em comparação com as 505 mil toneladas do ano anterior, com um valor de 4,3 mil milhões R$, mais 14% que em 2014 se bem que em dólares esteja prevista uma diminuição de 20% (1,2 mil milhões US$). Segundo Francisco Turra, Presidente Executivo da ABPA, "no ano passado, a aceleração das vendas para a Europa de Leste impulsionaram os números das vendas, que atingiram máximos históricos. Este ano, assistimos a um reajuste dos preços para níveles equivalentes aos de anos anteriores, o que explica a diminuição de receita". Cerca de 45% das exportações tiveram como destino a Rússia, com um aumento de 30% nas compras relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Quinta-Feira, 10 de Dezembro de 2015/ABPA/Brasil.
http://abpa-br.com.br