X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Primeira reunião dos Ministros da Saúde do G20 em Berlim

Celebrado sob o slogan "Juntos Hoje por um Amanhã Saudável - Compromisso Conjunto para Formular a Saúde Global", a reunião de dois dias centrou-se no combate aos perigos para a saúde em todo o mundo, com uma área específica sobre a resistência antibiótica.

26 Maio 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os temas da saúde "merecem estar na agenda do G20 no nosso mundo em rede", disse a Chanceler alemã Angela Merkel no arranque da reunião dos Ministros da Saúde do G20 em Berlim. O fortalecimento dos sistemas de saúde nos países mais pobres e a luta contra a resistência aos antibióticos foram os temas chave da reunião.

"O facto de que a saúde mundial se converta numa constante na agenda do G20 é um sinal forte que estamos a enviar hoje desde Berlim", disse o Ministro Federal da Saúde Hermann Gröhe no final da reunião dos Ministros da Saúde do G-20.

Working together to protect the world against health risks was a key issue at the meeting.
Photo: Bundesregierung/Denzel
Working together to protect the world against health risks was a key issue at the meeting. Photo: Bundesregierung/Denzel

Os países do G20 também planeiam realizar exercícios regulares para se prepararem ante riscos para a saúde, "porque temos que usar o tempo disponível para nos assegurarrnos que estamos completamente preparados", disse Gröhe. O compromisso dos países do G20 de començar a implementar planos de acção nacionais em finais de 2018, para assegurar que os antibióticos sejam disponibilizados apenas com receita e avançar na investigaçãon representa um avanço importante na luta contra a resistência aos antibióticos.

Luta contra a resistência aos antibióticos



O uso de antibióticos deve reduzir-se significativamente com a finalidade de combater eficazmente a resistência ao mesmos. Especialmente na pecuária, os antibióticos frequentemente não só se utilizam para tratar os animais doentes, como também, por exemplo, para promover o seu crescimento. A União Europeia proibiu o referido uso em 2006.

Em Janeiro de 2017, os Ministros da Agricultura do G20 acordaram autorizar os antibióticos unicamente com fins terapêuticos.

"Os antibióticos são uma das descobertas mais importantes da medicina moderna na luta contra as doenças infecciosas e quando se trata de salvaguardar os procedimentos cirúrgicos. A nossa capacidade de lutar contra as infecções bacterianas é, contudo, cada vez mais posta em perigo ou inclusive poderá ser impossível devido ao aumento global de agentes patogénicos especialmente perigosos ", disse Gröhe. "Se não agimos agora, juntos e em todo o mundo, dirigimo-nos para uma era pós-antibiótica, e isso terá consequências dramáticas para todos nós".

Declaração dos Ministros da Saúde do G20  (Eng)

Sábado, 20 de Maio de 2017/ The Federal Government/ Alemanha.
https://www.g20.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista