A Organização Mundial de Saúde Animal reportou o primeiro foco de Febre Aftosa na Alemanha em quase 40 anos. O surto foi identificado a 9 de Janeiro de 2025 numa quinta com 14 búfalos de água em Hoppegarten, Märkisch-Oderland, Brandemburgo.
As autoridades locais implementaram medidas de controlo e protecção. Estão a ser realizados mais testes no Laboratório Nacional de Referência para a Febre Aftosa do Instituto Friedrich-Loeffler (FLI) para determinar a natureza exacta do vírus. Uma equipa do FLI está a apoiar a investigação do foco no local.
O último surto de Febre Aftosa na Alemanha ocorreu na Baixa Saxónia em 1988. Na Europa, o último surto foi reportado na Bulgária em 2011. Antes disso, o Reino Unido sofreu um grande surto em 2001, seguido pela França, Irlanda e Países Baixos.
O vírus da Febre Aftosa continua a ser endémico na Turquia, no Médio Oriente, em África, em muitos países da Ásia e nalgumas regiões da América do Sul. Os produtos animais importados ilegalmente destas regiões representam uma ameaça constante para a pecuária europeia.
A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afecta os animais biungulados (bovinos, ovinos, caprinos e suínos). Muitos animais nos jardins zoológicos e na natureza também podem contraí-la.
10 de Janeiro de 2025/ OMSA.
https://wahis.woah.org/