No passado dia 31 de Agosto, e após o aviso de um aumento da morbilidade numa exploração caseira, o Laboratório Nacional de Referência da Bulgária confirmou a presença, pela primeira vez, de Peste Suína Africana no país.
A exploração caseira, com 7 animais presentes, dos quais 4 eram positivos, encontra-se localizada em Tutrakantsi, Provadia, na Província de Varna.
Foi estabelecida uma zona de protecção num raio de 3 km à volta do foco e uma zona de vigilância num raio de 10 km que inclui os Municípios de Provadia, Avren, Dolni Chiflik e Dulgopol, todos eles na Província de Varna.
Na aldeia de Tutrakantsi foram abatidos 65 animais, muitos deles não registados, estão a ser recolhidas amostras nos animais de Bozveliysko, dentro da zona de protecção de 3 quilómetros e será iniciada a recolha de amostras na zona de 10 km.
Se bem que se desconheça a origem da infecção, existe, segundo o comunicado do Governo búlgaro, uma suspeita fundada de que a infecção na exploração caseira de Tutrakantsi possa ter ocorrido através da compra de ração proveniente de Constanta (Roménia) e que é distribuída na Bulgária.
Sexta-Feira, 31 de Agosto de 2018.
Министерство на земеделието, храните и горите/ Bulgária. http://www.mzh.government.bg
OIE/ http://www.oie.int