A OIE confirmou a presença de Peste Suína Africana (PSA) pela primeira vez na Moldávia. Os focos foram confirmados no Distrito de Donduseni, no Norte do País. Ambos ocorreram em explorações caseiras.
Um localizado en Mosana, com 10 porcos de engorda de cerca de 80 kg cada um (oito y nove meses de idade), seis dos quais morreram entre 17 e 20 de Setembro de 2016 sem que o dono informasse as autoridades competentes. Dos quatro animais restantes, dois apresentavam sinais típicos da doença e morreram entre 22 e 23 de Setembro, enquanto que os dois restantes, sem sintomas da doença, foram destruídos. A recolha de amostras realizou-se a 23 e 24 de Setembro de 2016 e estas foram enviadas para o laboratório de referência da União Europeia (EURL-ASF) em Espanha. Os resultados foram recebidos pelas autoridades moldavas a 3 de Outubro.
O segundo foco localiza-se em Cernoleuca. Também se trata de porcos de detenção caseira, em concreto três porcos de engorda de cerca de 25 kg cada um (cinco meses de idade) dos quais, um morreu a 24 de Setembro e os dois restantes apresentavam sinais típicos da doença. A 26 de Setembro morreu um dos porcos e a 28 de Setembro o outro. A recolha de amostras realizou-se a 26 de Setembro de 2016 e os resultados foram recebidos a 3 de Outubro.
Terça-Feira, 4 de Outubro de 2016/ OIE.
http://www.oie.int