X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Produção global de carne de porco vai diminuir ligeiramente em 2024

A contracção da produção na China, juntamente com quedas marginais na Tailândia e no Canadá, deverá compensar o crescimento noutras importantes regiões produtoras.

2 Dezembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção global de carne de porco deverá atingir 124 milhões de toneladas em 2024, uma ligeira diminuição face ao ano anterior. A contracção da produção na China, juntamente com quedas marginais na Tailândia e no Canadá, deverá compensar o crescimento noutras regiões produtoras importantes, incluindo os Estados Unidos, a Federação Russa, o Vietname, a União Europeia e o Brasil.

Na China, prevê-se que a produção de carne de porco diminua devido às políticas governamentais que visam reduzir o efectivo de porcas reprodutoras de 41 para 39 milhões de cabeças. Esta política surge na sequência de um período de excesso de oferta, que provocou uma descida acentuada dos preços internos. Embora as margens de lucro dos produtores tenham melhorado, a intervenção governamental procura estabilizar o mercado, alinhando melhor a oferta com a procura. Da mesma forma, espera-se que a Tailândia registe uma redução na produção de carne de porco como parte dos esforços para resolver o excesso de oferta e os preços baixos. No Canadá, prevê-se que a produção contraia devido à menor capacidade de abate, especialmente no leste do Canadá, e às reduções no efectivo reprodutor. Além disso, os surtos de Peste Suína Africana (PSA) continuam a afectar a produção no Sudeste Asiático, levando ao abate, à volatilidade dos preços e ao crescimento limitado ou negativo da oferta em 2024.

Em contraste, prevê-se que a produção de carne de porco aumente nos Estados Unidos, impulsionada pelos ganhos de produtividade, pela redução antecipada do efectivo em resposta a margens mais baixas e aos custos mais baixos de alimentação, que resultaram em pesos de carcaça mais elevados.. Na Federação Russa, prevê-se que a produção de carne de porco aumente para satisfazer o crescente consumo interno e a forte procura externa, especialmente após a abertura do mercado chinês. No Vietname, apesar dos desafios relacionados com a PSA, prevê-se que a produção cresça, apoiada pela procura interna robusta e pela redução dos custos dos alimentos para animais. O Brasil também deve ter um aumento da produção de carne de porco, impulsionado por custos de produção mais baixos e pelo aumento da procura nacional. Após dois anos de contracção, prevê-se que a oferta de carne de porco na União Europeia se mantenha praticamente estável em 2024, apoiada por uma larga oferta de leitões, maior número de abates e menores custos de alimentação, contribuindo para pesos de carcaça mais elevados.

FAO. 2024. Análise do Mercado da Carne: Tendências emergentes e perspetivas em 2024. Roma.
https://openknowledge.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados