A União Nacional de Suinicultores da Rússia apresentou na reunião em que também participou o Primeiro Vice-Ministro da Agricultura, Dzhambulat Khatuov, os resultados preliminares do desenvolvimento da produção suína do país.
A produção suína é o principal motor do crescimento da produção de carne na Rússia. Nos últimos 5 anos, a produção deste sector aumentou 39% (+1,5 milhões de toneladas). O principal crescimento ocorreu nas explorações comerciais, cuja participação no ano passado ascendeu a 88%. Ao mesmo tempo, no primeiro e segundo trimestres deste ano, a tendência decresceu ligeiramente em comparação com o ano passado devido a um aumento nos custos de produção, em particular nos custos da alimentação, bem como pela situação epizoótica em várias regiões.
Graças às ajudas estatais, incluindo a introdução de taxas aduaneiras sobre a exportação de cereais e oleaginosas, o alargamento de prazo nos empréstimos a curto prazo e ao prolongamento dos empréstimos preferenciais para investimento, a situação no sector estabilizou-se. Desta forma, de Janeiro a Outubro, a produção de porcos para abate (em peso vivo) ascendeu a 3,9 milhões de t (+35 mil t que no mesmo período do ano passado). Segundo o Ministério da Agricultura da Rússia, o sector manterá uma dinâmica positiva e o volume de produção suína atingirá os 5,5 milhões de t em peso vivo a finais do ano.
25 de Novembro de 2021/МСХ РФ/https://mcx.gov.ru/