De acordo com a FEFAC (Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos), a produção de alimentos compostos para animais da UE (UE 27 + Reino Unido) em 2020 é estimada em 164,9 milhões de toneladas, o que equivale a um aumento de 0,1% em comparação com 2019. Já no caso de bovinos e de aves, houve redução (-0,2% e -0,8%, respectivamente), todos os restantes sectores apresentaram crescimento de produção em relação a 2019.
Apesar da propagação da Peste Suína Africana (PSA) na Europa e do seu impacto no sector suíno, a produção de ração para suínos aumentou 1,3% em 2020, principalmente devido ao aumento de embarques de vários países para a China, beneficiando da proibição de exportação alemã. Além disso, devido a problemas de capacidade de matadouro, como resultado da COVID-19, muitos animais permaneceram nas explorações mais tempo do que o necessário, levando a um maior consumo de ração. Em comparação com os animais jovens, os porcos na última fase de engorda têm uma taxa de conversão mais alta (é necessária mais ração para produzir 1 kg de carne / manter o peso).
Relativamente às perspetivas de mercado para 2021, durante os primeiros meses o sector suíno e avícola caracterizou-se por uma rentabilidade muito baixa devido ao aumento dos preços das rações, associado à recuperação do mercado mundial de cereais a partir do quarto trimestre de 2020. Um número crescente de Estados-Membros da UE enfrenta problemas de exportação de produtos de origem animal devido à evolução da situação da gripe aviária (AI) e da PSA. Em geral, espera-se que continuem os problemas de mercado para produtos de origem animal, devido à combinação dos efeitos da COVID-19, AI e PSA, e que, como consequência, afectarão a produção industrial de alimentos compostos para animais. Além disso, o impacto da agenda política do Acordo Verde da UE e das iniciativas das autoridades nacionais para lidar com as emissões ambientais (Bélgica, Holanda - emissões de amónio) e o bem-estar animal (Alemanha) continuam a criar pressão adicional sobre o sector de rações e gado da UE.
7 de Junho de 2021/ FEFAC/ União Europeia.
https://fefac.eu