Esta representa a maior concessão feita pelo Japão à agricultura de qualquer sócio comercial, o que significa que é provável que a UE se torne no sócio mais significativo para o Japão no que se refere a comércio agrícola.
Actualmente, a UE é um exportador neto de produtos agro-alimentares para o Japão, com um superavit de 5.460 milhões de euros em 2016. O Japão é o quarto destino de exportação da UE, com exportações agro-alimentares no valor de 5.777 milhões de euros. Além disso, as exportações para o Japão têm aumentado constantemente nos últimos años (+ 3,9% / ano). Embora as importações da UE procedentes do Japão sejam pequenas (311 milhões de euros por ano, 0,3% do total do comércio agro-alimentar da UE), aumentaram desde 2006 a uma taxa de 9,4% anual.
Os principais produtos de exportação da UE para o Japão são a carne de porco (21% das exportações agro-alimentares da UE para o Japão), os vinhos (13%), os cigarros (6%), o queijo (5%) e as bebidas espirituosas (4%).
As importações do Japão consistem principalmente em sopas e molhos (17%), bebidas espirituosas (12%) e ácidos gordos e ceras (9%).
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017/ DG Agriculture/ União Europeia.
https://ec.europa.eu