X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Projecções de mercado para a carne da UE até 2035

A Comissão Europeia lançou o seu mais recente relatório sobre as perspectivas agrícolas da UE, que apresenta as projecções de mercado para a agricultura da UE até 2035.

16 Dezembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Carne de porco

O consumo de carne de porco na UE é desafiado pelas preocupações de sustentabilidade e, por isso, prevê-se que diminua 0,4% por ano, caindo para 30 kg em 2035.

Os sistemas intensivos de produção de carne de porco enfrentarão provavelmente mais críticas por parte da sociedade, contribuindo para um declínio na produção de carne de porco na UE. Presume-se que a Peste Suína Africana permaneça na UE, mas sem quaisquer surtos importantes ou não controlados.

As exportações de carne de porco da UE - que aumentaram na década anterior - deverão diminuir -338 000 t entre a média de 2022/24 e 2035 devido a uma recuperação da produção de carne de porco nos países asiáticos. Contabilizando os volumes de exportação da UE a partir de 2024, prevê-se que estes se mantenham quase estáveis ​​até 2035.

Os preços da carne de porco poderão manter-se mais elevados do que os níveis anteriores devido ao aumento dos custos e à redução da oferta na UE.

Balanço do mercado de carne de porco da UE (milhões de toneladas). A produção corresponde à produção indígena bruta. Fonte: Comissão Europeia.
Balanço do mercado de carne de porco da UE (milhões de toneladas). A produção corresponde à produção indígena bruta. Fonte: Comissão Europeia.

Outras carnes

Prevê-se que a produção de carne de bovino diminua devido a preocupações de sustentabilidade, baixa rentabilidade e um quadro regulamentar mais rigoroso. Da mesma forma, prevê-se que o consumo de carne de bovino diminua, impulsionado pela oferta restrita e pelos preços elevados.

A carne de frango poderia continuar a beneficiar de uma imagem mais saudável e de um preço relativamente mais barato. Juntamente com mais oportunidades de exportação, isto impulsionaria a produção avícola para cima entre agora e 2035, embora a uma taxa de crescimento anual inferior à observada na última década.

Prevê-se que o declínio na produção de carne de ovino e caprino se mantenha (embora com tendências diferentes entre os países da UE). Prevê-se que o consumo per capita da UE se mantenha relativamente estável devido aos padrões de consumo sustentados relacionados com as tradições culturais.

Consumo per capita de carne na UE, por tipo de carne (kg). Consumo aparente em peso de retalho. Fonte: Comissão Europeia.
Consumo per capita de carne na UE, por tipo de carne (kg). Consumo aparente em peso de retalho. Fonte: Comissão Europeia.

11 de Dezembro de 2024/ CE (2024), Perspetivas agrícolas da UE, 2024-2035. Comissão Europeia, DG Agricultura e Desenvolvimento Rural, Bruxelas.
https://agriculture.ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados