X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Projecto Life MEGA: reduzir a contaminação nas explorações suínas

O projeto europeu LIFE MEGA pretende desenvolver e demonstrar a eficácia de uma ferramenta on-line para monitorizar continuamente as emissões nocivas de chorume.

12 Fevereiro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O projecto europeu LIFE MEGA testrá duas tecnologias diferentes em explorações piloto para porcos em Itália e Espanha: um protótipo de depurador húmido para melhorar a qualidade do ar interior e o bem-estar dos animais e um protótipo de depurador em seco, actualmente utilizado em outros sectores industriais, para limpar as coberturas de porcos.

Espera-se alcançar uma redução de 70% nas emissões de amoníaco nas coberturas de porcos, usando o depurador húmido e uma redução de, pelo menos, 80% das partículas em suspensão. Também se espera diminuir a concentração de compostos orgânicos voláteis nas explorações de porcos e no ambiente circundante, bem como na formação secundária de partículas em suspensão, com maiores efeitos durante o Inverno, com uma redução de até 25% graças à redução das emissões de amoníaco.

É um trabalho fundamental que actua na linha de alcançar uma melhor sustentabilidade do sector agrícola e pecuário. Um sector que representa cerca de 95% das emissões de amoníaco na União Europeia e é a maior fonte de PM2,5 (partículas suspensas de menos de 2 mícrons), com níveis de pelo menos 40% em muitos países. Além disso, o sector pecuário gera 35% do metano produzido pela acção humana.

O IRTA participa como sócio neste projecto.

19 de Dezembro de 2019/ IRTA/ Espanha.
http://www.irta.cat/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Mudanças na composição dos chorumes entre 1997 e 2017

08-Ago-2019
As dietas para porcos mudaram durante os últimos 20 anos e as concentrações de alguns elementos são agora mais baixas. A concentração de fósforo diminuiu em até 36%, concomitantemente à adição de fitases nas dietas. A maioria dos oligoelementos também diminuiu, com exceção do Zn, cuja concentração nos chorumes duplicou.