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Promoção dos produtos agro-alimentares europeus dentro e fora da UE

A Comissão Europeia destinará 172,5 milhões EUR provenientes do orçamento agrário da União para a promoção dos produtos agro-alimentares da UE na Europa e no resto do mundo.

19 Outubro 2018
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Ao longo dos próximos três anos, serão levadas a cabo 79 campanhas que abarcarão uma ampla gama de produtos, como os produtos lácteos, a azeitona e o azeite ou as frutas e legumes.

Phil Hogan, Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, declarou: «a Europa é conhecida em todo o mundo pelos seus alimentos de qualidade e pelo seu património gastronómico. Os produtores da UE podem confiar no apoio da Comissão Europeia para dar a conhecer a excelente qualidade dos seus produtos, tanto dentro como fora da Europa. Eu mesmo viajei por vários países de todo o mundo, como a China, o Japão, o México ou a Colômbia, com o objectivo de abrir novos mercados para os nossos produtos. Temos um grande potencial ainda por explorar».

Os programas estão desenhados para ajudar os produtores do sector agro-alimentar da UE a dar a conhecer a qualidade dos seus produtos a fim de os promover dentro da União e abrir novos mercados. Assim, estes programas centram-se numa série de prioridades, como por em destaque a qualidade dos alimentos europeus com indicação geográfica ou os métodos de produção biológica.

Dos 79 programas aprovados, 48 são dirigidos a países não pertencentes à UE. Por outro lado, há determinados sectores de produção com uma representação destacada, como é o caso do sector horto-frutícola, ao que se dedicam 23 programas, se bem que se incluam igualmente outros sectores como o do queijo e dos produtos lácteos.

Este ano, foram destinados 97 milhões EUR para «programas simples de promoção», apresentados por uma ou várias organizações de um mesmo Estado Membro. A este montante, somam-se 75,5 milhões EUR que serão destinados a «programas múltiplos», apresentados, pelo menos, por duas organizações de um mínimo de dois Estados Membros ou uma ou mais organizações europeias. Os programas seleccionados foram apresentados por solicitantes de 19 Estados Membros.

Contexto

Uma ampla gama de organizações, como organizações profissionais, organizações de produtores e organizações agro-alimentares responsáveis por actividades de promoção, teve a oportunidade de pedir financiamento através da convocatória para apresentação de propostas que se lançou em Janeiro de 2018. Os candidatos foram avaliados e classificados pela Agência Executiva de Consumidores, Saúde, Agricultura e Alimentação da UE (Chafea), com a ajuda de peritos externos.

Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018/ EC/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid

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