A Mesa de Coordenação da Norma de Qualidade do Ibérico aprovou a actualização e a melhoria do Protocolo de Certificação da Norma de Qualidade do Ibérico, com a que se clarificam diferentes aspectos das actividades que têm que ser levadas a cabo pelas Entidades de Inspecção e de Certificação no sistema de auto-controlo dos operadores, para cumprir com os requisitos da norma de qualidade para a carne, o presunto, a paleta e a caña de lombo.
Entre outras questões, com a actualização deste protocolo reforça-se a traçabilidade dos documentos que os operadores trocam entre si e que acompanham os envios de produtos ibéricos. Desta forma facilita-se o controlo oficial por parte das autoridades competentes.
Assim, são definidos os tipos de operadores que intervêm e as operações que se realizam no sector, o que vai facilitar a interpretação do próprio protocolo e as acções das entidades de certificação.
De igual forma, são estabelecidos os procedimentos que têm que seguir os operadores que iniciam a sua actividade no âmbito de la Norma de Qualidade do Ibérico, bem como para efectuar possíveis trocas de Entidade de Certificação.
15 de Dezembro de 2020/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es