Saxonia: outros dois casos em javalis
Após estabelecer a zona de restrição, foi intensificada a procura de cadáveres de javalis a partir de 11 de Novembro de 2020. O objectivo é determinar o alcance real da propagação da doença.
O Instituto Friedrich-Loeffler detectou o vírus PSA em duas amostras no fim de semana. As amostras correspondem a ossos encontrados nas imediações, especificamente no município de Podrosche, perto da fronteira com a Polónia, e cerca de 8 km do primeiro caso detectado em Pechern / Krauschwitz.
Brandeburgo: zonas de restrições ampliadas, cercada uma terceira área central
Através de um decreto geral, o estado de Bradeburg ampliou as zonas de restrição ao longo do Oder. A área do distrito de Märkisch-Oderland é estendida ao distrito de Barnim e uma nova área é estabelecida no distrito de Uckermark, acima do distrito de Barnim. Assim, quase toda a fronteira entre Brandemburgo e a Polónia, cerca de 250 quilómetros de Gartz, no norte, a Jämlitz, no sul, foi definida como uma área de restrição da PSA. Uma cerca permanente também será construída na fronteira germano-polacaao longo do Oder nessas áreas.
Além disso, uma terceira área central em torno de Friedland / Klein Briesenen nos distritos de Oder-Spree e Dahme-Spreewald também foi temporariamente cercada.
Até hoje, há um total de 153 casos confirmados de PSA em javalis no estado de Brandemburgo:
- Distrito de Spree-Neisse: 14
- Distrito de Oder-Spree: 122
- Distrito de Märkisch-Oderland: 17
- Total en el estado de Brandeburgo: 153
16 de Novembro de 2020/ Redacção 333 a partir de dados do Estado de Saxonia e Ministério de Assuntos Sociais, Sanidade, Integração e Protecção do Consumidor do Estado de Brandeburgo