Em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, foi detectada pela primeira vez Peste Suína Africana na população de javalis. Trata-se de um javali caçado em Marnitz no distrito de Ludwigslust-Parchim, numa área anteriormente livre de PSA, a 65 km do surto relatado há dez dias e a cerca de 140 km do caso de javali mais próximo declarado até agora.
Uma primeira análise do Gabinete Estatal de Agricultura, Segurança Alimentar e Pesca de Mecklenburg-Vorpommern detectou uma alta carga viral de PSA, que foi depois confirmada pelo Instituto Friedrich Loeffler.

Até hoje, apenas um caso de PSA foi confirmado em porcos domésticos no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Os restantes casos de PSA detectados na Alemanha ocorreram nos estados de Brandemburgo (javalis e porcos domésticos) e Saxónia (javalis).
Prevê-se que nos próximos dias a Comissão Europeia actualize a regionalização na nova área afectada com a delimitação das novas zonas I e II (zona de vigilância epidemiológica reforçada e zona sujeita a restrições por surto em javalis, respectivamente) como contemplado no Regulamento de Execução (UE) 2021/605 da Comissão, de 7 de abril de 2021, que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína. Além disso, está prevista uma missão imediata do grupo veterinário de emergência da Comissão (CVET) à área para colaborar com os SVO alemães para gerir a situação após os últimos surtos na zona livre.
25 de Novembro de 2021
BMEL/ Alemanha https://www.bmel.de/
Gobierno de Mecklenburg-Vorpommern/ Alemania. https://www.regierung-mv.de/