A "zona branca" é uma franja de aproximadamente cinco quilómetros de largura que rodeia a área central num semicírculo nos Distritos de Oder-Spree, Spree-Neisse e Dahme-Spreewald. Esta franja tem uns 285 quilómetros quadrados e é assegurada por duas filas fixas de uma vedação, uma externa e outra interna. Ao mesmo tempo, também se está a construir uma vedação de protecção permanente para a caça na fronteira entre o Brandeburgo e a Polónia ao longo dos rios Oder e Neisse para prevenir riscos.
A construção da vedação exterior da "zona branca" arrancou. O estado está a coordenar a sua construção e o seu financiamento. Uma vez se construam as duas filas da vedação, deve-se reduzir a população de javalis na "zona branca" o máximo possível para o controlo de doenças animais.
Vedação da "zona branca"
A área central em redor dos casos confirmados de PSA inicialmente foi assegurada através de vedações eléctricas móveis. A área central "Sembten/Neuzelle", que afecta zonas dos Distritos de Oder-Spree e Spree-Neisse, tem um perímetro de 60 quilómetros. A vedação interior tem cerca de 40 quilómetros de comprimento.
A vedação exterior tem mais de 50 quilómetros de comprimento e estende-se, pelo menos, cinco quilómetros da vedação interior. Esta vedação exterior é construída tendo em conta a estrutura da paisagem e as zonas de pastoreio dos javalis que ali se encontram.
A vedação de protecção para a caça aos javalis (chamada "malha de nós") terá uma altura de 120 centímetros acima do solo e será fixa com postes de madeira.
O conceito de "zona branca" foi desenvolvida na Bélgica em 2018. As autoridades construíram vedações sólidas com a fronteira francesa para evitar que a Peste Suína Africana se propagasse para Oeste.
8 de Outubro de 2020/ MSGIV/ Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de