Foi detectado outro caso de Peste Suína Africana (PSA) num javali no Distrito de Ludwigslust-Parchim. A localização do cadáver descoberto encontra-se numa antiga zona de treino militar, próximo de Redlin, situada fora da área central existente e na fronteira com o Estado de Brandeburgo. "Pela primeira vez na Alemanha estamos a trabalhar numa nova área central que se estende por dois Estados Federais", disse o Ministro da Agricultura de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Till Backhaus.
No lado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, só se detectaram casos de PSA em javalis no Distrito de Ludwigslust-Parchim. Neste contexto, o Ministro Backhaus destacou que, tirando os seis casos confirmados de PSA no foco próximo de Marnitz, actualmente não há mais evidências de PSA em javalis. Pelo seu lado, em Lalendorf (Distrito de Rostock), onde se detectou um foco de PSA em porcos domésticos, até agora não se confirmou a presença do vírus na população de javalis.
Actualmente desconhece-se como se produziu a entrada de PSA no Distrito de Ludwigslust-Parchim. Contudo, na exploração de porcos domésticos de Lalendorf e no foco de Marnitz foi confirmada a mesma variante do vírus que, hoje em dia se encontra bastante disseminada pela Europa de Leste, Países Bálticos, Polónia e Brandeburgo.
2 de Dezembro de 2021/ Governo do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental / Alemanha.
https://www.regierung-mv.de/