X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

PSA: Alemanha pede à Polónia que crie um corredor de protecção no lado polaco

A chamada Troika de Sanidade Animal reuniu-se com a Comissão Europeia em Bruxelas para discutir a abordagem conjunta de combate à Peste Suína Africana.

1 Outubro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Secretária de Estado do Ministério Federal de Alimentação e Agricultura, Beate Kasch, viajou até Bruxelas para falar com a Directora-Geral Adjunta de Saúde e Segurança Alimentar, Claire Bury, e com os seus homólogos polacos e checos sobre os próximos passos a dar na luta contra a Peste Suína Africana (PSA) e em particular sobre as medidas de construção de vedações na zona fronteiriça.

Beate Kasch apresentou o conceito de corredor de protecção alemão à Comissão Europeia, cujo objectivo é interromper a propagação da infecção em direcção a Oeste. O corredor será delimitado por duas vedações fixas e a população de javalis será reduzida a zero. Para isso, prevêem-se aplicar medidas graduais como a procura regular de cadáveres, o aumento da caça e a recolha de cadáveres. A Comissão da UE acolheu favoravelmente esta proposta.

A pressão de infecção da Polónia continua a ser elevada. Na reunião, Beate Kasch deixou claro, mais uma vez, a importância para a Alemanha e para a Polónia de agir conjuntamente na construção de vedações para javalis na zona fronteiriça. Para além do corredor de protecção alemão, também se considera importante acrescentar outro corredor com uma terceira vedação no lado da Polónia e pediu ao seu homólogo polaco que leve a cabo esta medida.

A Secretária de Estado, Beate Kasch, explicou: "A expansão da nossa ideia de corredor de protecção no lado polaco seria um meio eficaz para deter a propagação da PSA em direcção a Oeste. Infelizmente, a Polónia ainda não está pronta para isso, apesar de que a Alemanha se tenha oferecido em fornecer pessoal, apoio organizativo e financeiro".

O Ministério Federal de Alimentação e Agricultura trabalhou para co-financiar as medidas necessárias para a construção de vedações com a Comissão Europeia: apenas para o Brandeburgo e a Saxónia, o volume de reembolso possível superou os 9 milhões de €. Contudo, até agora apenas foram reembolsados os gastos derivados do controlo directo das doenças animais. Beate Kasch pediu à Comissão que outorgue ajuda financeira para a construção e manutenção preventiva de vedações.

23 de Setembro 2021/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes