Após o aparecimento da Peste Suína Africana (PSA) em javalis em Brandenburg, o governo alemão seguiu as recomendações da Equipa de Emergência Veterinária da UE (EUVET) para estabelecer a chamada "zona branca", localizada ao redor da área central do surto. É uma faixa de aproximadamente cinco quilómetros de largura que circunda a área central num semicírculo até a fronteira com a Polónia. Esta área deve ser protegida com duas cercas sólidas: uma externa e outra interna.
Logo que termine a construção das duas cercas, a população de javalis no espaço central, ou seja, a "zona branca", deve ser reduzida ao máximo. O objectivo é conseguir uma área livre de javalis para minimizar o risco de propagação do vírus PSA.
A Portaria sobre a PSA já prevê a possibilidade de a autoridade local competente na zona de perigo ordenar medidas relativas ao aumento da caça ao javali. No entanto, esta regra permite apenas uma intensificação da caça e não uma redução da população de javalis a (quase) zero. Para isso, o Ministério Federal da Alimentação e Agricultura (BMEL) criou a autorização necessária para alterar a Portaria devido ao risco de disseminação da doença. A emenda foi divulgada no Diário Oficial da União, a 9 de Novembro, e entrou em vigor em 10 de Novembro. Portanto, Brandenburg poderá implementar medidas para reduzir a população de javalis na "zona branca" a partir de meados de Novembro.
10 de Novembro de 2020 / BMEL/ Alemanha. https://www.bmel.de/