As zonas restringidas serão ligeiramente alargadas na Saxónia para combater a Peste Suína Africana (PSA). A zona restringida I, conhecida como zona tampão, está a ser ampliada para oeste até aos Distritos de Nordsachsen e Mittelsachsen para construir um corredor de protecção, que consiste numa vedação paralela. A zona restringida II, designada como zona núcleo, será ampliada ligeiramente para sul. No futuro, incluirá todo o Distrito de Bautzen até à fronteira estatal com a República Checa, bem como pequenas áreas adicionais dos Distritos de Meissen e a Suiça saxona/Montes Metálicos do Leste, bem como a capital do estado, Dresden.
Com a extensão da zona tampão alguns quilómetros para oeste, cria a possibilidade legal para a construcção do corredor de protecção. O corredor de protecção é a área entre duas vedações paralelas que se estendem a dois quilómetros de distância, de acordo com o modelo de “zona branca”. Inicialmente haverá três destes corredores no total. Além disso, do corredor ocidental que se está planificar actualmente, já está feita uma grande parte dos corredores de protecção no norte da fronteira estatal comum com o Brandeburgo e no leste paralelo à fronteira com a Polónia. Nos corredores de protecção realiza-se uma intensa procura de cadáveres e uma redução da população de javalis.
Desde 31 de Outubro de 2020, foram confirmados um total de 1720 casos de PSA na Saxónia nos Distritos de Görlitz, Bautzen e Meissen.
4 de Novembro de 2022/ Saxónia/ Alemanha.
https://www.sachsen.de/