A partir de 15 de Maio, o governo da Valônia permitirá novamente o movimento de caminhantes e ciclistas, sob certas condições, pelas áreas florestais sujeitas a restrições até o momento devido à presença de PSA em javalis.
Segundo as autoridades, embora a doença ainda não tenha sido completamente erradicada, ela está sob controlo e há sinais positivos que poderão indicar que a crise está a terminar.
Apesar das medidas de contenção ligadas à luta contra o COVID-19, o Departamento de Natureza e Florestas do Serviço Público da Valônia continuou a trabalhar e isso permitiu que a população de javalis na área fosse reduzida ao mínimo, especialmente durante o mês de Março, um período favorável para o parto.
O Comitê Estratégico da PSA considera que a situação está sob controlo. No entanto, a luta contra a doença deve continuar e a vigilância deve ser mantida: ainda há uma presença limitada de javalis e, para evitar qualquer risco de contágio, os esforços continuarão a eliminar a população de javalis na área infectada e na área de observação e vigilância.
28 de Abril de 2020/ AFSCA/ Bélgica.
https://www.wallonie.be