Na próxima 2ª feira, 25 de Janeiro de 2021, será publicado e entrará em vigor de imediato, o Decreto Ministerial que autoriza o repovoamento das suiniculturas nas zonas afectadas pela PSA, na Província do Luxemburgo. Os suinicultores da zona de Gaumais, que tiveram que abater os seus porcos de forma preventiva em 2018, poderão retomar a sua actividade a partir dessa data.
Além desta autorização de repovoamento, este Decreto Ministerial permite outro regresso à normalidade que concerne a todo o sector suinícola belga: novamente será possível, no cumprimento das normas e medidas ad hoc de biossegurança, carregar porcos de diferentes origens no mesmo veículo, tanto de porcos destinados a abate como de reprodutores. Também será possível votar a descarregar reprodutores em diferentes explorações.
O anúncio do repovoamento no sul da Bélgica também é uma oportunidade para recordar que a vigilância continua em vigor. As medidas de acompanhamento e de biossegurança, vigentes em cada momento bem como as implementadas em Setembro de 2018 para proteger o sector de qualquer contaminação, também continuam em vigor na Bélgica.
20 de Janeiro de 2021/ AFSCA/ Bélgica.
http://www.afsca.be