Para cumprir a legislação europeia, em consulta com a Comissão Europeia, a zona infectada provisoriamente foi revista no passado dia 23 de Novembro e foi substituída por 2 zonas distintas: zona I e zona II.
A Zona II, a área onde habitam os javalis infectados, abarca totalmente a antiga zona infectada enquanto que a Zona I é uma zona tampão que rodeia toda a Zona II e inclui uma parte da área infectada anterior (= área sul) e uma nova área ao norte da área infectada (= Área I Norte).
Nestas zonas I e II, as medidas aplicam-se tanto a javalis como a porcos domésticos em conformidade com a legislação europeia.
Em relação aos porcos domésticos, na prática só se aplicam medidas na zona I norte, já que os porcos na zona II e da zona I sul (antiga zona infectada) foram abatidos e foi proibido o repovoamento nestas áreas. Na situação actual, não se prevê o abate de porcos domésticos na Zona I Norte.
Desde 13 de Setembro de 2018, foram detectados 181 casos de Peste Suína Africana em javalis encontrados mortos na região de Etalle, na Província de Luxemburgo.
Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2018/ AFSCA/ Bélgica.
http://www.afsca.be