A Federação Europeia para a Caça e a Conservação (FACE) e a Comissão Europeia organizaram, na Alemanha, uma conferência de alto nível sobre a "Preparação dos caçadores europeus para erradicar a Peste Suína Africana".
À conferência assistiram peritos da comunidade de caçadores, cientistas, Comissão Europeia, EFSA, OIE, autoridades nacionais e pessoas-chave da produção pecuária da UE e dos sectores da carne de porco.
Todas os interessados que assistiram à conferência expressaram a sua profunda preocupação pela propagação da doença na Europa. Actualmente, não existem tratamento nem vacina conhecidos para a PSA apesar das diversas investigações levadas a cabo.
Tendo à sua frente uma grande audiência, o Presidente da FACE, Sr. Torbjörn Larsson, inaugurou a conferência dizendo: “Os caçadores são os olhos e os ouvidos da vida silvestre e têm um papel chave a desempenhar na erradicação da PSA, mas precisamos estar devidamente equipados para enfrentar o problema da forma mais efectiva. Temos muita experiência para dar e as autoridades e os responsáveis pela tomada de decisão devem garantir que somos uma parte chave do debate a todos os níveis”.
O Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Sr. Vytenis Andriukaitis, sublinhou que é crucial que todos os caçadores tenham consciência e atenção à facilidade com que se pode propagar a doença. Concluiu que: "Os caçadores estão numa posição privilegiada para marcar a diferencia e determinar o resultado destas "batalhas" para o bem ou para o mal, já que podem contribuir para aumentar ou reduzir a propagação da doença: o seu papel é crucial nesta batalha".
Todos os participantes partilharam os seus conhecimentos e apresentaram a sua experiência sobre as melhores práticas para erradicar a PSA. Actualmente estão-se a finalizar as recomendações que irão ser alvo de divulgação em toda a Europa.
Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2019/ FACE/ União Europeia.
https://www.face.eu