Os dados do ADNS-ADIS para o período de Janeiro a Setembro deste ano mostram como os casos de PSA na União Europeia, longe de diminuir, aumentam a cada mês que passa. Nos primeiros nove meses deste ano, já são 8.885 casos confirmados em javalis, valor superior ao mesmo período do ano anterior (8.567) e 1.208 surtos domésticos, bem acima dos 862 no mesmo período de 2020.
Cabe destacar o aparecimento da doença pela primeira vez em suínos domésticos na Alemanha no dia 17 de Julho, bem como o surto numa exploração na Estónia, onde não eram confirmados casos de PSA em suínos domésticos desde 2017. Em contrapartida, a Lituânia não tem nenhum caso interno confirmado até agora este ano. Na Roménia, os surtos dispararam, com 1.119, já excedendo o total de surtos em 2020 (1.053). A Polónia, que permaneceu sem surtos até Março, sofreu uma recuperação em Agosto passado, quando foram confirmados 41 surtos, que somados aos anteriores elevam o número total até agora para 82, embora permaneça abaixo dos surtos confirmados no mesmo período de 2020. Além deste aumento significativo no número de surtos na Polónia, eles surgiram em áreas onde a doença não tinha sido detectada anteriormente.
Em relação aos casos em javalis, enquanto o número de casos diminui na Bulgária, Hungria, Letónia, Lituânia e Polónia, se compararmos os valores entre Janeiro e Setembro de 2021 com os de 2020, observam-se aumentos significativos na Eslováquia e na Alemanha e um ligeiro aumento na Roménia.
7 de Setembro de 2021/ Redacção 333 a partir de dados de ADNS-ADIS e MAPA