O primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) na Emília-Romanha foi confirmado no município de Ottone, num javali. O caso em Ottone foi notificado por um caçador de Ottone e examinado pela secção de Piacenza do Istituto Zooprofilattico Experimentale Zooprofilattico Lombardia e Emilia-Romagna.
As medidas extraordinárias de vigilância, prevenção e controlo da doença já estavam em vigor no município e também nos municípios vizinhos, com restrições às actividades cinegéticas, regulamentação das actividades ao ar livre e restrições à circulação de suínos domésticos em função do nível de biossegurança das explorações. Estas medidas foram estabelecidas por Despacho do Presidente do Conselho Regional (142/2023), na sequência de casos confirmados em javalis encontrados mortos perto das fronteiras regionais, em particular no Piemonte e na Ligúria, onde a doença se espalhou amplamente desde Janeiro de 2022.
A Unidade Regional de Crise e do Grupo de Operações Territoriais (TOG) irão decidir se são necessárias novas medidas para travar a propagação da doença.
11 de Novembro de 2023/ Região de Emilia Romagna / Itália.
https://salute.regione.emilia-romagna.it/