O Departamento de Agricultura (DA) anunciou a 15 de Janeiro que as amostras de sangue colhidas de porcos em Abuyog, Leyte, deram positivo para a Peste Suína Africana (PSA).
Num comunicado à imprensa, o chefe do DA disse que o primeiro caso da região foi detectado em explorações caseiras nas aldeias de Can-aporong e Bunga, onde foi relatada uma mortalidade incomum de suínos, no ano passado.
"Durante a nossa reunião de coordenação com a unidade do governo local (LGU), foi acordado implementar imediatamente medidas de controlo, como despovoamento e eliminação adequada dos suínos afectados, inventário de suínos nas áreas identificadas, aplicação do controlo estrito de fronteira e vigilância de doenças e amostragens, incluindo vilas próximas ", afirmou.
Desde então, novos casos foram encontrados nas aldeias Mag-aso e Luneta em La Paz e Comatin, Caranhug e Abuyogay na aldeia Javier em Leyte.
O governo local de Abuyog já proibiu a entrada de todos os veículos que transportam porcos e carne de porco, incluindo os camiões com destino a Manila que transportam porcos vivos de Mindanao. A rota alternativa é a estrada Baybay-Albuera-Ormoc, mas o governo da cidade de Ormoc emitiu no sábado uma directriz para fechar as suas fronteiras terrestres para a entrada de porcos e produtos derivados de Mindanao.
De acordo com os dados disponíveis da Autoridade de Estatística das Filipinas, 70 a 80 por cento do fornecimento de suínos da região vem de Mindanao. Apenas 20 a 30 por cento são produzidos localmente.
Janeiro, 2021/ Philippine News Agency/ Filipinas.
https://www.pna.gov.ph/