Na sequência de discussões a nível ministerial em Berlim, em 20 de Janeiro e no Conselho AGRI, em 29 de Janeiro, os peritos dos Estados-Membros aprovaram - em 1 de Fevereiro - no contexto de um Comité Permanente, uma proposta da Comissão para reforçar a comunicação sobre os riscos ligados à PSA como um elemento crucial para prevenir a disseminação da doença.
As acções de comunicação - elegíveis para apoio financeiro da Comissão - terão como alvo operadores de transporte de passageiros, bem como de operadores de serviços postais. Além disso, em todos os Estados-Membros, nas principais redes rodoviárias internacionais, os viajantes terão de ser informados através de campanhas de sensibilização do público sobre os riscos relacionados com a PSA.
No Conselho AGRI, em 29 de Janeiro, o Comissário Andriukaitis sublinhou a "importância crucial do factor humano" na luta contra a PSA e pediu aos Estados Membros que se certificassem de que "a mensagem certa chega ao grupo alvo certo - agricultores, comunidades locais, caçadores, trabalhadores florestais, motoristas ".
A decisão sobre estas campanhas de sensibilização será formalmente adoptada pela Comissão nas próximas semanas.
Fevereiro de 2018/ DG SANTE/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/newsroom