X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

PSA: evolução da doença na Ucrânia

Em inícios de Setembro foram confirmados novos casos de Peste Suína Africana (PSA) em porcos domésticos de explorações caseiras em Rivne (aldeia Budymlia, 3 animais mortos) e Chernigiv (Maksymivka, 6 porcos mortos).

30 Setembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em inícios de Setembro foram confirmados novos casos de Peste Suína Africana (PSA) em porcos domésticos de explorações caseiras em Rivne (aldeia Budymlia, 3 animais mortos) e Chernigiv (Maksymivka, 6 porcos mortos). Estes territórios encontram-se em zona de quarentena, bem como as regiões de Kiev, Sumy e Poltava.

Apesar destes novos casos, a propagação da doença diminuiu em comparação com inícios e meados de Agosto, possivelmente graças à ampla campanha de informação feita pelo organismo de controlo veterinário e pela Associação de Criadores de Suíno da Ucrânia.

As autoridades decidiram:

  • despovoar de javalis as regiões próximas à fronteira e às zonas de quarentena para reduzir a capacidade de propagação da doença.
  • A Ucrânia e os seus países vizinhos determinam as regras de cooperação no contexto da PSA. Assim, com a Bielorússia, o comércio se levará a cabo sob o princípio da regionalização.
  • Após a detecção da PSA em Kalyta, o Gabinete de Ministros da Ucrânia cancelou a moratória sobre as inspecções nas suiniculturas. Agora, os especialistas de vigilância veterinária, podem auditar as explorações e dar uma série de conselhos relativos à melhoria da biossegurança.

Segundo as previsões dos peritos nacionais da FAO, actualmente, cinco regiões da Ucrânia são consideradas problemáticas: Chernigiv, Kiev, Sumy, Poltava e Rivne e outras zonas como Cherkasy, Vinnytsia e Kirovograd são susceptíveis de ser afectadas pela doença já que os cidadãos das regiões centrais da Ucrânia criam mais porcos que na região norte.

A situação complica-se devido à propagação da doença na fauna silvestre da Polissia. A PSA encontra-se provavelmente arreigada nas regiões Sumy e Poltava, e a sua propagação lenta é uma questão de tempo.

Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015/ Pigua/ Ucrânia.
http://www.pigua.info

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes