Os resultados favoráveis obtidos após quatro semanas de investigações intensivas, que confirmam a ausência de casos de Peste Suína Africana nos javalis encontrados mortos na fronteira franco-belga permitem reduzir as zonas da área de observação e reduzir as restrições, tanto na zona de vigilância reforçada (ZOR) como de observação (ZO).
A ZOR está agora restringida a municípios de Ardennes, Meuse y Meurthe-et-Moselle, que se encontram a menos de 10 km da zona infectada na Bélgica, enquanto que a área de observação, cujos limites também foram revistos, já não inclui o departamento de Moselle.
Para prevenir qualquer risco de introdução do vírus neste ZOR, foi tomada a decisão de reduzir significativamente as populações de javalis.
A partir do passado Sábado foram autorizadas de novo certas actividades de caça na ZOR, sujeitas ao rigoroso cumprimento das condições de biossegurança. Podem ser também retomadas as actividades florestais na ZOR, sujeitas também ao cumprimento das normas de biossegurança.
Os limites da zona de observação (ZO) são também redefinidos e são levantadas todas as restrições à caça e outras actividades nos bosques.
Sábado, 20 de Outubro de 2018/ Ministère de l'Agriculture et de l'Alimentation/ França.
http://agriculture.gouv.fr