Stéphane Travert, Ministro da Agricultura e Alimentação, reuniu esta semana representantes da indústria suína e caçadores para discutir as novas medidas que devem ser tomadas para prevenir a introdução da Peste Suína Africana.
Stéphane Travert apresentou a avaliação das acções de monitorização, sensibilização e controlo realizadas desde 13 de Setembro.
O Ministro pediu a suspensão de todas as actividades florestais na zona de observação reforçada (além da suspensão da caça) e está a ser estudado o estabelecimento de medidas para prevenir o movimento de javalis da zona infectada belga para o território nacional.
O Ministro recordou o importante problema da biossegurança e a necessidade de implementar medidas reforçadas nas áreas afectadas que estarão sugeitas a controlos rigorosos para evitar qualquer introdução do vírus nas explorações.
Após a sua detecção na Bélgica, a França implementou de imediato um plano de acção nos quatro departamentos fronteiriços das Ardennes, Meuse, Moselle e Meurthe-Moselle. Foi também definida uma zona de observação reforçada que cobre 133 comunas no limite da zona infectada belga.
Terça-feira, 2 de Outubro de 2018/ Ministère de l'Agriculture et de l'Alimentation/ França.
http://agriculture.gouv.fr/