Segundo publica a Plataforma ESA no seu Boletim semanal de vigilância animal, no passado dia 28/10/2019 confirmou-se um novo caso de PSA num javali. Os restos do animal foram encontrados no acampamento militar de Lagland próximo de Arlon, a Nordeste da zona infectada e da localização do primeiro caso. Trata-se do primeiro caso confirmado desde o passado dia 14 de Agosto. Contudo, tratam-se de restos de um animal que, de acordo com o seu estado de decomposição e com as técnicas de datação laboratoriais, há mais de seis meses que estava morto. A infecção do animal será, portanto, anterior a Maio de 2019.
Segundo os dados do Governo valão, a 4 de Novembro, eram 828 os javalis positivos ao vírus da PSA entre os 4083 rastreados, desde o aparecimento da doença.
Há uma redução no número de animais infectados encontrados mortos ou sacrificados pelas autoridades sanitárias nos últimos meses. Esta última declaração confirma que, contudo, se devem ter precauções relativamente à interpretação desta redução, particularmente devido à variabilidade no tempo entre a morte dos animais e a descoberta dos cadáveres.
Terça-Feira, 5 de Novembro de 2019/ Plateforme ESA/ França.
https://www.plateforme-esa.fr