A Bulgária confirmou o seu primeiro caso de PSA em Agosto de 2018, especificamente em porcos domésticos e, desde a data até ao presente mês de Julho embora tenham sido confirmados casos em javalis, em porcos domésticos houve apenas este caso.
No entanto, desde o aparecimento do segundo foco de PSA no mercado interno, no início de Julho, novos casos surgiram e, até 26 de Julho, já existem 22 surtos totais confirmados no país desde o início da doença.
Do número total de surtos, destaca-se a presença da doença em 3 grandes explorações comerciais, todas no distrito de Ruse. O primeiro confirmado a 20 de Julho e localizado em Nikolovo com 17.000 animais, um segundo confirmado a 24 de Julho e localizado na aldeia de Brushlen com 40.000 animais sendo, até ao momento, o maior surto confirmado no mercado interno, e o último, confirmado no passado 26 de Julho, localizada em Goliamo Vranovo com 30.000 animais.
Os outros 18 focos detectados ocorreram em explorações caseiras e familiares num total de 6 distritos: Pleven, Bourgas, Vratsa, Ruse, Targovishte e Veliko Tarnovo.
Em relação aos surtos em javalis, a 17 de Julho, eram 20 os casos: 8 na região de Silistra, 6 em Dobrich, 1 em Varna, 2 em Pleven, 1 em Ruse, 1 em Vratsa e 1 em Targovishte.
Segunda-feira, 29 de Julho de 2019/ Redacção 333 a partir de dados da Agência Búlgara de Segurança Alimentar.
http://www.babh.government.bg