Até ao momento, neste ano, foram notificados à OIE seis surtos de Peste Suína Africana (PSA) na China, com o evento mais recente ocorrendo em Outubro. Postos de controlo rodoviário para monitorizar a saúde animal revelaram movimentos ilegais de porcos envolvendo um total de 583 animais susceptíveis. Todos esses incidentes ocorreram na província de Sichuan. Cada camião continha o seguinte número de suínos: 111 (12 de Março), 120 (13 de Março, de um lote de 364 leitões na exploração afectada), 128 (29 de Março), 83 (1 de Abril), 106 (21 de Abril), e 35 (26 de Outubro).
Além dos casos relatados à OIE, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China divulgou diversos relatórios de surtos envolvendo o transporte ilegal de um total de 1.151 porcos. Na maioria das vezes, esses porcos são transportados de fora da província em que o veículo foi encontrado.
Surtos em explorações
Foram reportados três surtos de PSA em explorações de porcos domésticos pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais até agora neste ano. Em 12 de Abril, um surto ocorreu na província de Shaanxi afectando 49 porcos criados à solta. Em 29 de Maio, na província de Gansu, ocorreu um surto numa exploração com 9.927 porcos. Na província de Yunnan, em 5 de Junho, uma exploração com 102 leitões foi afectada.
Um surto em javalis foi relatado pelo Ministério. Sete javalis foram encontrados mortos na área da floresta de Shennongjia, na província de Hubei, em 3 de Março.
4 de Novembro de 2020/ Redacção 333 com base em dados da OIE e do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China.