Se bem que o primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) na Ucrânia se tenha registado em 2012 na região de Zaporizhia, este 2015 está a ser um problema para o sector suíno já que a doença foi detectada nas várias regiões do norte do país - Kiev, Zhytomyr, Rivne, Sumy, Chernigiv com surtos em javalis e porcos caseiros.
No passado 28 de Julho foi detectada a presença de PSA em Kalita, um dos maiores complexos suínos de Kiev e trata-se do primeiro surto numa exploração suína comercial. Foram abatidos sanitariamente todos os animais, à volta de 63.000 cabeças.
Vários animais de Kalyta foram comprados por várias fábricas de processamento de carne em Kiev e outras regiões, é por isso que a Associação de Suinicultores da Ucrânia realizou um monitoramento.
Consequências dos últimos surtos
- O Governo da Ucrânia destinou 45 milhões de UAH para a campanha de controlo da PSA nas regiões de Kiev e Poltava.
- As autoridades estatais cancelaram a moratória sobre as inspecções das explorações de porcos pelos Serviços Veterinários.
- Está ser considerada a possibilidade de proibir as exportações de produtos animais. A imposição de uma restrição deste tipo pode influenciar de maneira significativa o mercado interno de carne de porco, já que a exportação de carne de porco aumentou sete vezes em comparação com a quantidade vendida durante o periodo Janeiro-Julho de 2014. Este aumento deve-se principalmente à activação do comércio com a Rússia, que absorve cerca de 97% das exportações totais da Ucrânia.
Previsões
A PSA pode estender-se mais para lá da zona endémica com centro na parte norte da região de Chernigiv. As próximas regiões afectadas podem ser Poltava e Sumy. A propagação da PSA em Polesye pode acontecer em curto periodo de tempo entre javalis, com uma possível entrada progressiva no sector privado.
Sexta-feira, 14 de Agosto de 2015/ Pigua/ Ucrânia.
http://www.pigua.info