O projecto VACDIVA, coordenado pelo Prof. José Manuel Sánchez-Vizcaíno, candidatou-se aos apoios do programa "H2020-SFS-2019-1, Tema: Uma vacina contra a Peste Suína Africana" e foi o seleccionado pela Comissão Europeia para ser financiado com 10 milhões de euros.
O projecto conta com a participação de laboratórios mundiais de referencia para PSA (OIE e FAO), o laboratório de referencia da UE (EURL), laboratórios nacionais de referência da UE (dos 10 países actualmente afectados pela PSA), centros de investigação sobre a PSA e empresas que produzem vacinas e kits de diagnóstico para a PSA.
A participação de laboratórios russos, chineses e africanos trará um apoio muito útil para o projecto. Para além disso, a participação activa de suinicultores, associações agrícolas, associações cinegéticas e agências internacionais, alargará o impacto das actividades de comunicação, difusão e formação do projecto.
O objectivo da VACDIVA é resolver o problema da PSA na Europa e nos países afectados através de acções inovadoras em candidatos à vacinação previamente estabelecidos.
Concretamente a VACDIVA pretende avaliar e proporcionar:
- Três candidatos vacinais contra a PSA que sejam seguros e eficazes para javalis e porcos domésticos, que se possam administra em condições de campo.
- Análises de diagnóstico DIVA validadas contra os candidatos vacinais.
- Estratégias efectivas e económicas de vigilância e controlo através da vacinação.
Maio de 2019/ Sanidade Animal/ Espanha.
https://www.sanidadanimal.info