Após as discussões a nível ministerial em Berlim, a 20 de Janeiro e durante o Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia do passado dia 29 de Janeiro, os peritos dos Estados Membros apoiaram a 1 de Fevereiro, no âmbito de um Comité Permanente, uma proposta da Comissão para reforçar la comunicação sobre os riscos ligados à Peste Suína Africana (PSA) é um elemento crucial para prevenir a propagação da doença..
As acções de comunicação serão destinadas aos operadores de transporte de passageiros e operadores de serviços postais. Além disso, nas principais redes de estradas internacionais de todos os Estados Membros, os viajantes deverão ser informados através de campanhas de sensibilização pública sobre os riscos relacionados com a Peste Suína Africana (PPA).
No Conselho de Agricultura do passado dia 29 de Janeiro, o Comissário Andriukaitis sublinhou a "importância crucial do factor humano" na luta contra a PSA e pediu, aos Estados Membros, que assegurem que "chegue a mensagem certa ao público alvo correcto: agricultores, comunidades locais, caçadores, trabalhadores florestais, condutores".
A Comissão adoptará formalmente, nas próximas semanas, a decisão sobre estas campanhas de sensibilização.
Fevereiro de 2018/ DG SANTE/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/newsroom/sante