Kazimieras Lukauskas, chefe da representação da OIE para a Europa de Leste, Ivan Bisyuk, Vice-Presidente da Comissão Regional da OIE Europeia, o Vice-ministro de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mikhail Rusy, o Vice-primeiro Ministro de Bielorrússia e o chefe de Rosselkhoznadzor da Rússia, reuniram-se em Minsk para determinar o desenvolvimento de uma estratégia comum para o controlo de peste suína africana (PSA).
Os participantes da reunião discutiram sobre a situação da PSA na Rússia e a situação epizoótica na Europa e assinalaram que a situação actual não exclui a introdução do vírus da PSA na Polónia e nos países bálticos. Sergey Dankvert sugeriu unificar a legislação sobre o controlo das doenças animais. Isto permitiria uma resposta dinâmica ás alterações na situação epizoótica dentro da União Aduaneira. Segundo Sergey Dankvert, a Comissão Económica da Euro-Ásia seria o organismo que deveria preparar e emitir os documentos normativos necessários. O desenvolvimento de sistemas de identificação obrigatória dos animais de produção, assim como a rastreabilidade dos produtos e o controlo dos resíduos alimentares são os campos mais importantes nos que devem ser tomadas acções legais e reguladoras de forma rápida. Ucrânia está disposta a pôr em prática estas medidas, elaboradas pelos países da UA.
Os chefes dos Serviços Veterinários da UA acordaram levar a cabo uma reunião especial dedicada ao controlo da PSA em Setembro.
Sexta-feira, 26 de Julho de 2013/ Rosselkhoznadzor/ Rússia.
http://www.fsvps.ru/