A Comissão chamou a atenção do Conselho para a actual situação da Peste Suína Africana (PSA) na UE e em todo o mundo.
A doença afecta actualmente nove estados membros da UE: Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia (javalis e porcos domésticos), Bulgária, Estónia, Hungria, Bélgica (somente javalis) e Itália (somente na Sardenha).
Embora a situação na UE se mantenha estável, desde o último debate sobre a Peste Suína Africana no Conselho de Agricultura e Pescas, em Janeiro de 2019, a doença continuou a propagar-se por vastas regiões da China e de outros países asiáticos (Mongólia, Vietname, Cambodja, Coreia), levantando sérias preocupações em outros países, como os Estados Unidos e o Canadá.
Na discussão que se seguiu, as delegações que tomaram a palavra apoiaram o trabalho da Comissão e defenderam uma abordagem comum para abordar a doença, sublinhando a importância da biossegurança.
Na sua resposta, a Comissão assegurou aos Estados-Membros que continuaria activa na luta contra a PSA e convidou-os a permanecer vigilantes e bem preparados, em especial devido ao pico da doença durante a época de Verão. A Comissão sublinhou, mais uma vez, a importância crucial da cooperação multissectorial para controlar a doença.
Segunda-feira, 16 de Julho de 2019/ Consilium/ União Europeia.
https://www.consilium.europa.eu