O Secretário-Geral da Agricultura e Alimentação, Fernando Miranda, participou na inauguração do acto de apresentação do relatório 2017 “Observatório do sector agro-alimentar espanhol” organizado pela CAJAMAR.
O sector agro-alimentar espanhol (agricultura, pecuária e pescas e a indústria agro-alimentar), cuja análise em comparação com a União Europeia é o objectivo deste relatório, cresceu em 2017 com mais intensidade do que o total da economia, tendo uma taxa de crescimento do seu valor acrescentado de 3,5 % (para atingir um montante de 62000 milhões de euros), muito mais elevada no sector primário que na indústria da alimentação, bebidas e tabaco. Este maior crescimento explica que, pelo terceiro ano consecutivo, tenha aumentado o seu contributo para o valor acrescentado da economia espanhola, tendo-se situado em 2017 em 5,8 %, mais 2,1 pontos do que representa na UE-28. Este último indicador mostra, portanto, a maior importância que o sector agro-alimentar tem em Espanha.
O dinamismo do sector analisado supera o dos seus homólogos europeus, sendo que a Espanha, em 2016 (último ano disponível para a comparação europeia) contribuiu com 12 % do valor acrescentado do sector agro-alimentar da UE-28, mais 0,6 pontos percentuais que em 2015. A especialização da economia espanhola no sector agro-alimentar é notória se tivermos em conta que representa 12 % da UE-28, contra os 7,6 % que pesa em termos do total da economia. A Espanha é a quarta maior economia da UE-28 em termos de contributos para o sector agro-alimentar, ficando apenas atrás da França, da Alemanha e da Itália.
Julho 2018/ Cajamar/ Espanha.
http://www.publicacionescajamar.es