A procura mundial de carne, peixe e produtos lácteos está a aumentar e, em consequência, também a procura de alimentos para animais. A procura de proteínas vegetais para uso em alimentação animal aumentou e esta tendência é provável que continue na próxima década, segundo o último relatório publicado pelo Rabobank.
A cada vez maior participação das proteínas nas rações, combinada com o aumento do consumo de carne e o crescimento absoluto da população, coloca questões importantes sobre como a administração de alimentos vegetais poderá seguir o ritmo da crescente procura de alimentos para animais.
Dependendo da força da resposta da cadeia de fornecimento, espera-se que a tendência a longo prazo de uma escassez relativa de farinhas proteicas continue e, com ela, a volatilidade significativa dos preços continuará a ser a norma para a próxima década.
Dependendo da qualidade das colheitas dos próximos anos - as secas podem provocar uma forte descida - as tendências actuais sugerem que o equilíbrio oferta/procura experimentará certas pressões durante a próxima década. Por sua vez, isto desencadeará uma série de respostas ao longo da cadeia de fornecimento de carne. Não se prevê uma "brecha" entre a procura real de proteína para rações e a oferta já que o mercado responderá aos preços mais altos no momento em que a procura comece a aumentar mais rápido que a oferta.
Rabobank traçou as estratégias que os agronegócios podem implementar para fazer frente às oportunidades e riscos apresentados por estes problemas. Estas variam ao longo da sua posição na cadeia de fornecimento e consistem em um dos tipos: la I + D ou tecnologia nas áreas tais como as melhorias de rendimento das culturas, a formulação das rações, a conversão alimentícia e o desenvolvimento das proteínas para rações alternativas enquanto que o outro tipo de estratégia seriam as estratégias de negócio para envolver alianças mais estreitas e a potencial integração entre as empresas que operam nos passos adjacentes da cadeia de fornecimento.
Quarta-feira, 8 de Julho de 2015/ Rabobank/ Holanda.
http://rabobank-food-agribusiness-research.pr.co