A escassez de carne de porco será uma das principais preocupações de muitos países nos próximos meses, segundo o relatório trimestral suíno do Rabobank.
Rabobank crêe que o surto de DESv nos E.U.A., México, Japão e Coreia do Sul levará a uma diminuição da produção mundial de carne de porco em 2014 (frente ao aumento de 1,3% previsto anteriormente). Nos E.U.A., onde o surto de DESv foi mais severo, o Rabobank estima que a produção de carne de porco poderá diminuir em 6 a 7% durante este ano devido às perdas de porcos pelo vírus.
Na Rússia, os preços dispararam desde a proibição das importações de carne de porco da UE, após a descoberta da PSA em javalis na Polónia e Lituânia. A proibição significa uma perda de 1,3 milhões de toneladas em importações de carne de porco, sensivelmente um terço do volume total das importações da Rússia em 2013. Isto resultou em escassez e preços mais altos na Rússia.
No entanto, a pressão sobre os fornecimentos mundiais de carne de porco na actualidade está a ser suavizada pelo excesso de oferta na China, o maior produtor e consumidor mundial de carne de porco. Rabobank estima que os preços do porco na China continuarão a cair. O abate de porcas, que se iniciou em Abril, impulsionará os preços mais baixos este Verão enquanto a oferta e a procura se reequilibram. Este abate deverá ajudar à recuperação dos preços pelo final do terceiro trimestre deste ano, em linha com o aumento estacional do consumo de carne de porco de China.
Terça-feira, 6 de Maio de 2014/ Rabobank/ Holanda.
http://rabobank-food-agribusiness-research.pr.co