"As principais mudanças no comércio global de carne de porco reflectem incertezas decorrentes do aumento das tensões políticas e económicas entre os EUA e a China", disse Chenjun Pan, Analista Sénior - Animal Protein do Rabobank.
Destaques do Pork Quarterly do terceiro trimestre de 2018 incluem:
China - Os preços dos porcos registaram uma breve recuperação, mas menor do que o esperado. A incerteza resultante da escalada das tensões comerciais pode levar os agricultores a uma liquidação do efectivo mais cedo do que o esperado. Espera-se que as importações de carne suína diminuam no segundo semestre devido a essas interrupções no comércio.
EUA - As tarifas adicionais sobre as exportações de carne de porco dos Estados Unidos impostas pelo México reduzirão significativamente os negócios de exportação. As exportações para a China e Canadá também estão desacelerando, devido ao aumento das tensões comerciais. Enquanto as exportações para outros destinos devem melhorar, os preços gerais aumentarão no segundo semestre de 2018.
EU - O mercado não apresentou grandes altos ou baixos nos últimos meses, sendo que os preços da carne de porco são 17% menores do que no ano passado. As exportações da UE poderão beneficiar das tensões comerciais em outras regiões, com alguma oportunidade já vista no México. A PSA continua a ser uma grande preocupação, uma vez que está a espalhar-se na Europa Central.
Brasil - Após um primeiro semestre difícil e desafiador, espera-se que a indústria de suínos do Brasil melhore o desempenho no segundo semestre de 2018. O aumento das tensões comerciais em outras partes do mundo poderá proporcionar oportunidades para aumentar as exportações para os mercados existentes e ganhar acesso a novos mercados.
Sexta-feira, 13 de Julho de 2018/ Rabobank/ Holanda.
https://www.rabobank.com